Morar no campo traz benefícios reais à saúde e é científico
Quem opta por morar numa casa no campo tem uma vida mais saudável e muita qualidade de vida. A alternativa que muitos recorrem para fugir do dia a dia corrido das grandes cidades, segundo pesquisas, permite que indivíduo tenha muito mais saúde, justamente pelo contato contínuo com o verde.
De acordo com pesquisas realizadas por cientistas ingleses e finlandeses, os níveis de saúde de quem mora no campo são melhores do que os que vivem nas grandes metrópoles. E o melhor: mesmo após mudar de endereço, quem usufruiu dos benefícios do verde continua com mais saúde.
Atualmente, muitas pessoas buscam opções de moradia fora das áreas urbanas – justamente por entender que o stress diário os afeta. Quando estamos perto da natureza, ficamos mais tranquilos e com hábitos mais saudáveis. Confira agora os principais benefícios de ter uma casa no campo.
1: Diminuição das taxas de doenças mentais
A tranquilidade sentida quando está próximo a áreas verdes é mais poderosa que imaginamos. Quem comprova isso é um estudo holandês, que após analisar mais de 300 mil pessoas comprovaram que moradores próximos a jardins, parques e outros espaços arborizados apresentavam as menores taxas de uma série de doenças.
Entre os que contavam com 10% de áreas verdes em um raio de um quilômetro de suas casas, por exemplo, a taxa de distúrbios de ansiedade era de 26 por 1.000. Esse número caía para 18 entre os que viviam em um ambiente 90% arborizado.
Isso mostra o quanto o ar puro, com espaços propícios ao relaxamento e socialização aumentam nossa qualidade de vida, a ponto de diminuir riscos de desenvolver doenças graves.
2: Menos poluição
Com espaços mais arborizados e menos movimento, a qualidade do ar se torna melhor – mais um fator importante para escolher uma casa no campo. Segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), umas das grandes preocupações da população é a qualidade do ar, que pode aumentar os riscos de acidentes vasculares cerebrais (AVC), câncer de pulmão, entre outras doenças.
Quanto maior a presença da natureza no meio em que vivemos, menos poluição o ar concentrará, o que diminui severamente os riscos de desenvolver doenças respiratórias.
3: Rotina mais saudável
Ao morar no campo, há mais possibilidades de plantar o próprio alimento. Afinal, com quintais e mais espaço, fica mais fácil de ter uma horta dentro de casa e ficar longe dos agrotóxicos e substâncias contidas nos alimentos processados.
Além da alimentação, a motivação para a prática de atividades físicas é maior. Afinal, correr, fazer caminhadas ou andar de bicicleta em meio a uma paisagem se torna muito mais prazeroso.
Que tal melhorar a saúde de toda a família e ainda ter um dia a dia mais seguro e tranquilo, com toda a privacidade que você merece? No Condomínio Porto São Pedro, você encontra 200 mil m² de natureza exclusivos, lagos, além de áreas de lazer para toda a família. Confira todas as vantagens de morar pertinho da natureza e garanta já a sua unidade!