Pergolado: um item que valoriza a área externa da sua casa de campo

Pergolado, um item que valoriza a área externa da sua casa de campo

Pergolado, um item que valoriza a área externa da sua casa de campo

Por | 2020-11-16T19:09:04+00:00 14 de outubro de 2020|0 Comentários

Agora que você decidiu construir sua casa de campo no interior, é hora de planejar a decoração. Na área externa, o que está em alta e vai valorizar ainda mais seu projeto é o pergolado. Essa estrutura decorativa é feita com vigas paralelas apoiadas em colunas, que geralmente servem de suporte para plantas, criando um espaço aconchegante para criar jardins e varandas.

Dentre os materiais mais utilizados para sua construção estão o bambu, concreto e bambu – mas a madeira é o tipo mais utilizado no momento. Que tal se inspirar para criar um espaço único no seu novo imóvel? Acompanhe algumas sugestões para inserir o pergolado na área externa na sua casa de campo.

Pense em um espaço para todos os climas

Embora o pergolado tenha o objetivo de ter áreas vazadas, vale a pena inserir uma cobertura no fechamento superior do pergolado para garantir seu aproveitamento também em dias chuvosos.

Para não perder a claridade, utilize vidro ou acrílico. E para não perder o charme e ainda dar um movimento, vale investir no tecido – que dá um movimento interessante ao forro do pergolado. Também são usados forros em bambu, criando uma malha mais fechada, ótima pedida para aqueles que querem mais sombra.

Se o pergolado for coberto, é preciso respeitar o caimento mínimo de 5% do vidro ou policarbonato, além do cuidado com a sustentação, evitando a formação de poças d’água. 

Tipos de madeira para seu pergolado

É importante estar atento ao uso da madeira mais indicada ao tipo de aplicação desejada. Características como resistência, o peso, a dureza, a trabalhabilidade e até mesmo a contração mecânica devem ser levadas em conta. 

Para atender essas necessidades e principalmente para ficarem em áreas externas, as principais indicações são:

  • Ipê: árvore nativa brasileira, uma das espécies de maior durabilidade, bastante resistente ao apodrecimento;
  • Cumaru: espécie nativa do Brasil, com alta resistência a variações da umidade do ar e a ataque de pragas;
  • Eucalipto e pinus: são bastante usados em pergolados e dificilmente apodrecem;
  • Cedro: madeira com boa trabalhabilidade, leve e macia;
  • Peroba e jatobá: são madeiras de demolição, muito indicadas para compor estruturas. O jatobá, especificamente, é bastante duro e compacto.

Cuidados importantes

É importante ter cuidado com os pilares dos pergolados, para que eles não toquem o chão. A recomendação é executar uma sapata em concreto ou fixá-los com conexões metálicas para uma maior proteção da madeira. Além disso, é importante que esta receba um selador ou verniz, para maior durabilidade.

Agora, nada melhor do que um pergolado é uma paisagem única para admirar da sua área externa. Por isso, seu terreno precisa ter a melhor localização – e é aqui no Condomínio Porto São Pedro que você encontra. 

Com uma infraestrutura completa de lazer e segurança, cercado de natureza e ao lado das principais cidades do interior, você vai ter mais qualidade de vida para aproveitar os melhores momentos ao lado de quem realmente importa.

São terrenos de 1.500m² a 2.200m² e também casas prontas. Consulte as unidades ainda disponíveis!

Deixar Um Comentário