Morar próximo à natureza melhora a saúde da família - Porto São Pedro

Morar próximo à natureza melhora a saúde da família

Morar próximo à natureza melhora a saúde da família

Por | 2018-04-20T13:37:12+00:00 20 de março de 2018|1 Comentário

Dar uma volta no parque para relaxar a mente, presentear uma pessoa querida com flores e viajar para um lugar tranquilo são situações comuns para você? Aliar o contato com a natureza com a sensação de bem-estar e felicidade está em nosso subconsciente. E estamos certos! Há muitos anos cientistas de diversas partes do mundo se dedicam a pesquisar o efeito da natureza na saúde da família.

A conclusão é unânime: aquilo que você vê, ouve e experimenta durante a sua vida muda não apenas o seu humor momentâneo, mas também a sua saúde. Os resultados comprovam que o simples fato de viver em um ambiente repleto de áreas verdes pode aliviar o estresse, aumentar a interação social, encorajar a prática de exercícios físicos e até ajudar a aliviar doenças mentais, já que afeta o funcionamento dos sistemas nervoso, endócrino e imunológico.

Já em 1984, o biólogo americano Edward Osborne Wilson – conhecido por seu trabalho com ecologia, evolução e sociobiologia – apresentou o conceito de “biofilia” (do grego “amor pela vida”). Para Wilson, está em nossos genes uma ligação emocional inata com outros organismos vivos e com a natureza, já que a maior parte da história da humanidade foi desenvolvida a partir da convivência íntima com a natureza.

O trabalho de Wilson foi reafirmado mais recentemente por um estudo aplicado pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, que mostra que moradores de Chicago que tiveram árvores e espaços verdes incluídos em torno de seu prédio, demonstraram forte sentimento de união com os vizinhos, preocupação em ajudar e apoiar uns aos outros, disposição em conhecer outras pessoas e passaram a ter o sentimento de pertencimento mais forte do que inquilinos em edifícios sem árvores.

Outros benefícios foram encontrados por Peter James, professor do departamento de medicina populacional da Universidade de Harvard e especialista em saúde ambiental e epidemiologia. Junto a uma equipe de pesquisadores, concluiu em 2016 que a taxa de mortalidade em locais com ampla área verde pode ser até 12% menor do que em ambientes totalmente urbanos.

Para entender a relação entre a exposição a espaços verdes e as taxas de mortalidade, eles acompanharam durante oito anos 100 mil enfermeiras que viviam em diferentes regiões dos Estados Unidos. Através de informações coletadas sobre diagnósticos médicos de depressão e medicação antidepressiva, também puderam constatar que a melhoria da saúde mental representa 30% do benefício de viver em torno de espaços verdes.  

Como a natureza ajuda no desenvolvimento das crianças

Com tantos benefícios para a família, o contato com a natureza é um forte diferencial na hora de escolher um lar. Especialmente se estiver à procura de um local para que as crianças possam crescer da melhor forma possível.

No Reino Unido, a instituição The Wildlife Trusts e a Universidade de Derby, publicaram no jornal inglês PLOS One, um estudo comprovando que a exposição ao mundo natural ensina as crianças a assumirem riscos, desencadeia a criatividade e dá a elas a chance de se descobrir, brincar e se exercitar. Motivo pelo qual, os pequenos que participaram do estudo apresentaram um aumento importante na autoestima.

Além disso, o tempo na natureza aumenta a capacidade de concentração. Foi o que concluiu a pesquisadora Andrea Taylor, em um teste realizado com crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Segundo ela, os efeitos de uma pequena “dose de natureza” (20 minutos diários) são semelhantes aos obtidos com doses ministradas de medicamento convencional.

O melhor lugar para a sua família

É por isso que, no Condomínio Residencial Porto São Pedro, a natureza é a principal inspiração para proporcionar um ambiente mais saudável para a sua família. São 200 mil metros quadrados de Mata Atlântica preservada, dois lagos e sete nascentes.

No Residencial Porto São Pedro há espaço para convívio social, atividades de lazer, esporte e tudo o que a sua família precisa para elevar a qualidade de vida. Porque morar em um lugar completo é mais do que agradável, é essencial para a saúde.

Um Comentário

  1. Jefferson Pinto de Godoy 25 de abril de 2018 em 19:12 - Responder

    Para efetuar uma visita, precisa de agendamento.

Deixar Um Comentário