0 Comments
10 de junho de 2020

Horta orgânica em alta: cultive seus próprios alimentos!

A horta orgânica chegou para ficar. O conceito permite que você cultive seus próprios alimentos em casa, garantindo um momento relaxante e um paisagismo vivo – e útil. 

Seja um jardim de cozinha ou um projeto vertical na área externa da sua casa de campo, a horta orgânica já uma realidade em projetos de casas de pessoas como Michelle Obama, Emicida, Ana Hickmann e Gisele Bündchen. 

Que tal trazer esse conceito e ainda garantir uma decoração personalizada, cheia de sabor e vida? Confira agora algumas dicas exclusivas que nós do Condomínio Porto São Pedro trouxemos para você colocar em prática!

Horta vertical: beleza com alguns cuidados

A horta vertical é uma forma simples e prática de ter tudo sempre à mão. Por isso, deve ser montada em uma parede próxima à cozinha ou área gourmet para facilitar o cultivo e utilização.

Para que a sua horta vertical seja um sucesso, é preciso que a fixação da estrutura seja adequada. O suporte deve ter um afastamento de 5 cm da parede, garantindo uma boa ventilação e evitando infiltrações indesejadas. Vale utilizar treliças de alumínio, madeira ou ferro, seguindo o estilo de decoração da casa.

Um cuidado importante para escolher o local certo para montar sua horta orgânica é garantir a iluminação de no mínimo 6 horas por dia – de preferência com o sol da manhã. 

Horta no chão: charme e mais espaço para o cultivo

Se preferir, vale reservar um espaço na área externa para criar a sua tão sonhada horta. O canteiro deve estar com o solo rico em nutrientes. Depois, é preciso pensar na distribuição de espaço entre as espécies cultivadas. 

O solo deve ter ao menos 30 centímetros de profundidade para que as sementes possam ter um bom enraizamento e espaço para crescer.

Vale caprichar nas bordas dos canteiros para dar mais charme e trazer uma estética de acordo com a sua preferência. Por isso, vale investir em tijolos, pedras e também madeiras de reflorestamento, trazendo um ar mais rústico ao seu canteiro.

O que plantar na sua horta orgânica?

Para que a sua horta orgânica tenha um ar mais requintado, vale pensar nas espécies que serão cultivadas. Outro ponto a ser levado em consideração é as condições climáticas do local e a época do ano. Assim, você garante uma escolha certa.

Vale ter os mais diversos tipos de folhagens, como hortelã, alface, alecrim, manjericão, etc. Para ter um ar mais requintado, aposte em mudas de pancs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) para dar novos ares à receita. Ora-pro-nobis, bertalha, taioba, dente de leão e hibisco são ótimos exemplos. 

Viu só como dá para ser mais saudável e ainda potencializar a decoração da sua casa? No Condomínio Porto São Pedro você terá o espaço ideal para criar a sua horta orgânica. Afinal, são terrenos de 1.500 m² a 2.200 m² e casas prontas esperando por você, a apenas 50 minutos de São Paulo.

Garanta já a sua unidade, agende uma visita e veja de perto esse novo conceito de viver bem!

 

    Schedule a Visit