10 de julho de 2018
CASA 3 - FRONTAL

Quais as tendências de arquitetura para casa de alto padrão?

Espaços, cores, materiais, tecnologias: cada detalhe explorado na arquitetura de uma casa de alto padrão pode contar uma história diferente.

Certamente, quem busca uma casa de alto padrão no Brasil deseja um lugar único, com o máximo de personalidade. Mas isso não quer dizer que todo o estilo e aquele toque de exclusividade não possam andar lado a lado com as maiores tendências de arquitetura, não é mesmo?

A questão principal é descobrir quais são essas tendências para casas de alto padrão e como usá-las para criar projetos individuais que conquistem cada família de uma maneira verdadeiramente única e satisfatória. Separamos 7 delas, acompanhe agora mesmo com o Porto São Pedro!

1- Tecnologia e conectividade

Principal tendência em casas de alto padrão, a tecnologia é a grande aliada de arquitetos e, principalmente, de moradores, que se beneficiam com a praticidade que a conectividade oferece em suas rotinas, além de toda a segurança e conforto.

Quer exemplos práticos? Luzes programadas para acender automaticamente quando as pessoas entram no cômodo, ou que direcionem a iluminação nas garagens assim que um carro se aproxima.

Entradas biométricas que dispensam as chaves tradicionais e controles remotos que permitem o comando do fechamento das persianas, a intensidade das lâmpadas no interior da casa, a temperatura do ar-condicionado e até mesmo do piso, que pode ser aquecido no inverno.

As banheiras também podem ser ativadas com antecedência, assim como outros aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos, bastando optar por uma casa conectada que adote soluções diferenciadas de tecnologia.

Além disso, vale destacar que permitir que novas tecnologias façam parte de toda a estrutura de uma casa é uma tendência que não deve acabar tão cedo.

Afinal, estamos em pleno século 21, conhecido pela revolução digital. Daqui a alguns anos, possivelmente, veremos um número muito maior de casas conectadas e automatizadas, conhecidas como Smart Houses. E por que não começar agora, com as casas de alto padrão?

2- Cozinhas amplas e inteligentes

Você já parou para pensar quantas vezes um encontro entre amigos e familiares terminou na cozinha? Por ter um ambiente extremamente íntimo e acolhedor, investir na arquitetura da cozinha é uma boa pedida para agradar não somente os cozinheiros de plantão quanto as pessoas que realmente se divertem no local.

O ideal é que a cozinha receba um espaço amplo, conectado ao ar livre, com bancadas belas em pedras silestone, por exemplo, sem impor limites para as cores e a resistência e tornando o espaço dinâmico e multifuncional. Muito disso estará relacionado à alta tecnologia presente no cômodo, já que vários eletrodomésticos, hoje, estão sendo trabalhados para se tornarem inteligentes.

Por meio de inteligência artificial, conexão Wi-Fi e assistentes virtuais, geladeiras podem enviar em tempo real, para o celular do morador, os produtos que têm no equipamento. Fornos, lava-louças e cooktops também poderão se conectar com mais facilidade em breve.

3- Espaços extras como soluções para a casa

Uma tendência que tem sido seguida nos últimos tempos é a criação de novos espaços na casa, seja para descontrair, guardar coisas ou facilitar as tarefas domésticas. Pois é. Os cômodos não precisam incluir apenas cozinha, sala de estar/jantar e suítes.

Por exemplo, um quarto dedicado aos games, às atividades de entretenimento e relaxamento, com cadeira ou rede de descanso, videogames, prateleiras com livros, sala de cinema, academia, estúdio de pilates ou outras atividades priorizadas pelas famílias.

Ou então um espaço dedicado às soluções de armazenamento para itens como aspiradores de pó, tábuas de passar roupa, pertences pessoais usados esporadicamente, etc. Segundo um relatório de pesquisa da Ipsos MORI, publicado em nome do Instituto Real de Arquitetos Britânicos (RIBA), mais espaço de armazenamento é uma das principais características buscadas pelas pessoas ao escolher uma nova casa. Espaços dedicados às tarefas domésticas – reciclagem, lavar e passa roupas, armazenamento de lixo – também são tendências para que a casa seja melhor dividida.

4- Revestimentos e painéis de vidro

Os revestimentos e painéis de vidro transparentes estão em alta e se tornam opções perfeitas para casas de alto padrão. Além de refletir um design moderno e elegante, eles conseguem incentivar a conexão com toda a beleza natural do meio ambiente que há em volta das casas.

Apostar em vidro significa integrar o ambiente interno com o externo, permitindo que a iluminação do dia entre no imóvel e conquiste os moradores e as visitas, o que também pode ocorrer com telhados feitos, pelo menos em uma parte, de vidro.

5- Elevadores residenciais

A tendência de casas de alto padrão com dois andares ou mais é a inclusão de elevadores residenciais. Hoje em dia, há diversos modelos silenciosos, seguros e com baixo consumo de energia que, além de trazer luxo, oferecem melhor acessibilidade, comodidade e qualidade de vida, principalmente para públicos com mobilidade reduzida.

Quando a arquitetura de uma casa inclui o elevador não torna ela somente mais valiosa e requintada, mas também evita problemas futuros, independentemente do público morador ou que frequente a casa. Pense bem: quem compra uma casa de alto padrão espera passar toda a vida admirando e construindo histórias nela. Não há razão, portanto, para evitar os elevadores, uma tendência tão importante para a beleza do local e inclusive para a saúde dos moradores na terceira idade.

6- Materiais com estilo e acabamentos de luxo

Alguns revestimentos e acabamentos jamais sairão de moda, como é o caso do mármore, da madeira e do granito. De toda forma, vale lembrar que a simplicidade muitas vezes tem um quê de sofisticação e, sendo assim, cores suaves, linhas limpas – mesmo que sejam geométricas ou tridimensionais – e estilos monocromáticos podem ser boas opções na arquitetura da casa, permitindo apostas variadas de decoração.

7- Sustentabilidade

A última grande tendência é mais uma que jamais deixará de existir na arquitetura de casas de luxo: a sustentabilidade, que tem absoluta relação com a modernidade. As construções mais valorizadas são aquelas rodeadas por vegetações e com jardins para cuidar. Painéis solares e tetos verdes também fazem parte das tendências.

Conheça as casas a venda no Porto São Pedro!

    Schedule a Visit