15 de maio de 2018
CONSTRUÇÃO DA CASA 2

Qual a importância da arquitetura em uma casa de alto padrão?

Para que um ambiente de luxo seja completo, espera-se que ele seja extremamente belo visualmente. Aquele tipo de lugar que, quando entramos, enchemos os olhos e paramos para observar os detalhes. O que poucas pessoas sabem é que morar em uma casa de alto padrão é um privilégio também para a nossa saúde. Por isso, é importante entender como a arquitetura afeta os nossos sentimentos e qual é, de fato, a sua importância.

Nos Estados Unidos, os cientistas já confirmaram que casas, prédios e cidades podem afetar nosso humor e bem-estar, já que as células especializadas na região do hipocampo dos nossos cérebros estão em sintonia com a geometria e o arranjo dos espaços que habitamos. Inclusive, este é um fato reconhecido em estudos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), agência da Organização das Nações Unidas (ONU).

Foram feitos diversos estudos psicológicos para descobrir quais os tipos de ambientes preferidos pelas pessoas e quais elas tendem a achar mais estimulantes. Durante algumas pesquisas, as respostas fisiológicas dos indivíduos foram medidas através de dispositivos portáteis, como pulseiras que monitoram a condutância da pele e aplicativos de smartphones que adquirem informações sobre o estado emocional. Os pesquisadores também mediram a atividade cerebral relacionada a estados mentais e de humor.

Entre as descobertas, uma das que mais chamam a atenção diz respeito à construção de fachadas. Descobriu-se que uma fachada complexa e interessante é capaz de afetar positivamente as pessoas. Da mesma forma, uma fachada monótona e simplista mexe negativamente com a sensibilidade humana.  

Outra descoberta relevante é que ter contato com espaços verdes, como florestas, praças e parques, pode compensar o estresse da rotina e das grandes cidades. Em um teste feito com realidade virtual em 2013, na Islândia, os participantes visualizaram várias cenas de ruas residenciais, o resultado apontou que quanto maior foi a variação arquitetônica com áreas verdes, mais as pessoas se envolveram mentalmente.

O  American Institute of Architects (AIA) fez uma lista das principais áreas-chave para que os arquitetos atinjam a atenção das pessoas ao projetar um espaço. Entre elas estão a segurança, a promoção da conexão social, a facilidade de locomoção e estimulação sensorial. Segundo os pesquisadores do instituto, um dos fatores mais importantes é a iluminação.

A pesquisa mostrou que uma luz visível ajuda o corpo humano a regular a produção do hormônio melatonina, o que, por sua vez, ajuda a regular o relógio do nosso corpo, afetando padrões de sono e digestão. Além disso, a luz também estimula a produção da serotonina neurotransmissora, capaz de reduzir os sintomas da depressão.

Com tantas evidências científicas, fica nítido o motivo pelo qual os condomínios de alto padrão devem investir em uma arquitetura de ponta em seus projetos. O escritório João Armentano Arquitetura, um dos melhores do país e com mais de 25 anos de experiência na área, é o responsável pela arquitetura de interiores do Condomínio Porto São Pedro.

No Porto São Pedro, todas as casas disponibilizam de vista para a área verde do condomínio (são mais de 200 mil m² de Mata Atlântica preservada, praças com paisagismo, lagos e nascentes). Cada uma foi construída com um desenho único e especial, que utiliza a iluminação natural ao seu favor.

A beleza das fachadas é um show à parte. A Casa 1 apresenta a classe do estilo inglês, a Casa 2 (já vendida) foi inspirada nos padrões europeus, a Casa 3 é um projeto que se beneficia da racionalidade dos padrões contemporâneos e a Casa 4 (projetada pelo renomado escritório F.G.M.F.), ainda em construção, terá um estilo mais moderno. Todas elas são repletas de opções de lazer, além de, tantas outras regalias disponíveis nas áreas de convivência do condomínio.

E aí, você já conhecia toda essa influência que a arquitetura tem sob o seu humor diário? Deixe o seu comentário para a gente.

    Schedule a Visit